facebook-domain-verification=n3pt35d24yjaklac7i23yndjjlxvcc
top of page

Como ser mais produtiva e ainda cuidar de si mesma



Trabalhar, cuidar da casa, passar um tempo com a família e amigos, ir para a academia, organizar a agenda da semana… tudo isso parece te ocupar muito e você quer mais tempo para cuidar de si mesma? Você não está sozinha.


A pressão pela alta produtividade é cada vez mais real nos dias de hoje, principalmente entre as mulheres. Estou aqui para te lembrar que é possível - e muito importante - ser produtiva e ainda garantir uma brecha na agenda para fazer aquilo que mais gosta.


Veja algumas dicas:


A agenda precisa ser sua melhor amiga


Definir bem os horários e as suas prioridades é essencial para organizar o tempo e encaixar todos aqueles compromissos que não podem ficar de fora do dia a dia. Para isso, use a agenda - seja a de papel ou no celular - como a sua melhor amiga. Saiba como iniciar a organização:


1º passo: defina bem as suas prioridades;
2º passo: calcule quanto tempo em média você gasta em cada tarefa do dia a dia;
3º passo: adicione todas as atividades na sua agenda;
4º passo: encaixe também seus momentos de lazer e para cuidar de si;
5º passo: acompanhe as tarefas diariamente e reorganize sempre que necessário.

Além da agenda tradicional ou do Google Calendar, alguns outros aplicativos podem te ajudar nessa missão, enviando até mesmo lembretes para você durante o dia. Algumas opções são: Asana, Fantastical 2, aCalendar e CloudCal.


Peça ajuda!


Organizou todos os seus compromissos na agenda e ao final percebeu que está faltando tempo até mesmo para dormir bem? Então essa é a hora de procurar ajuda. Delegar algumas tarefas do trabalho, para não precisar levar mais serviço para casa, contratar uma babá ou uma diarista, pedir para sua mãe, sogra ou uma amiga para buscar as crianças na escola, dividir melhor as tarefas com o companheiro ou companheira… são só algumas ideias de como você pode encontrar um tempinho extra quando a agenda está tão apertada.


Não tenha vergonha de pedir ajuda, só assim você irá conseguir realizar todas as tarefas com a qualidade que deseja e ainda conseguir desestressar um pouquinho no fim do dia.


Use a tecnologia a seu favor


A tecnologia está aí para nos ajudar, não é mesmo? Então por que não usá-la também para conseguir mais produtividade? A ideia aqui é automatizar o máximo de coisas que puder, como colocar as contas no débito automático ou fazer comprar com ajuda de um aplicativo de celular nos dias mais corridos, por exemplo.


Faça pequenas pausas durante o dia


Ok, a gente sabe que o dia está corrido e pode parecer loucura fazer pausas. Mas, levantar um pouco, beber água ou dar uma caminhada entre uma atividade e outra ajuda a oxigenar o cérebro. Assim, você terá mais chance de ter bons insights e voltar com foco total para a sua próxima tarefa, dando um gás extra para sua produtividade.


Encontre os seus picos de produtividade


Você se considera uma pessoa mais diurna ou noturna? Entender que horas o seu organismo e cérebro funcionam com força total é import