facebook-domain-verification=n3pt35d24yjaklac7i23yndjjlxvcc
top of page

Projeto Naturalmente: o ensaio online que nasceu com o distanciamento social

Já ouviu falar em ensaio online? 100% virtual, sem barreiras, sem fronteiras. O estar em casa tornou-se uma oportunidade de colocar a autoestima lá no alto, de se maquiar, de colocar uma roupa diferente, de usar a criatividade e deixar o tédio para lá. Um verdadeiro alívio para o distanciamento social. Foi assim que nasceu o #projetonaturalmente.


Projeto Naturalmente | Fotografia: Marilia Granito



Que o coronavírus pegou a humanidade de surpresa, isso todos sabemos.


O que nos parecia incrível e digno da mais suprema liberdade há dois meses - ficar em casa, relaxar, maratonar, ouvir uma música ou simplesmente ficar de bobeira -, virou motivo de intensas reflexões e rebeldias internas.


No começo, foram alguns dias (ou meses) para entender o que passava, para onde íamos e, como ficar em segurança e com saúde, pensando em si e também naqueles que amamos.


Sem dúvida, um turbilhão de sentimentos e pensamentos. Quem falar que está passando por isso ilesa, por favor, fala comigo!


Tivemos que lidar com aquilo que é muito único de cada uma: com nós mesmas. Ninguém jamais pode fazer isso por nós, com ou sem pandemia.


No meio desta monta russa, a minha critividade ficou paralisada. O instinto de sobrevivência falou mais alto. Quando fui percebendo que havia um certo controle e que estava tudo relativamente bem, comecei a voltar ao “normal”.


Muitos questionamentos, muitos caminhos possíveis - e a certeza de que eu encontraria a resposta, uma forma de expressão, na fotografia.

A fotografia vive de encontros com as pessoas, os meus ensaios eram totalmente presenciais, como vocês sabem. E, de repente, tudo parou. Era necessário se reinventar, sair da mesmice, pensar diferente, testar novos conceitos.


A comunidade de fotógrafos do mundo todo ficou em silêncio por um tempo. Porém, o olhar de fotógrafa ainda estava lá. Temos câmeras, celular, computadores - todos os equipamentos necessários. Pronto!


Ora, se a humanidade toda precisou se reinvetar, por que seria diferente com a fotografia?


Aos poucos, vimos que a fotografia online ou virtual era um escape possível, tanto para o fotógrafo como para quem está sendo fotografado.


Bella Hadid fez a primeira campanha para a Vogue Italia com fotos de um ensaio fotográfico online via Facetime. O resultado? Criatividade pura e inovação nível máximo.


Em seguida, Demi Lovato, Ivete Sangalo, Grazi Massafera, Gisele Bündchen, Mariana Ximenes e muitas outras celebridades também fizeram ensaios online.


O que era uma dúvida virou tendência. O objetivo do ensaio online, 200% remoto, não é fazer mil edições no Photoshop. Deixamos isso para outros momentos.


Sendo assim, o estar em casa tornou-se uma oportunidade de colocar a autoestima lá no alto, de se maquiar, de colocar uma roupa diferente, de usar a criatividade e deixar o tédio para lá, sair da mesmice. O ensaio online veio como um alívio para o distanciamento social.

Então, eu pensei porque não lançar um projeto fotográfico criativo e criar uma oportunidade divertida para quem está em casa? Deixar o tédio para lá, ter esperança, pensar positivo, além de viver o melhor da quarentena com menos exposição versus o ensaio presencial?


Foram testes e mais testes! Dias pensando em como viabilizar isso para o meu trabalho! Muitas pesquisas e leituras até chegar ao resultado que eu ficasse satisfeita, caso eu estivesse do outro lado, sendo fotografada.