facebook-domain-verification=n3pt35d24yjaklac7i23yndjjlxvcc
top of page

Mindfulness: o que é e como praticar no dia a dia


como praticar mindfulness
Fonte: Unsplash - O que é e como praticar mindfulness no dia a dia

Saiba como ficar 100% conectada no momento presente e nas suas tarefas diárias. Aprenda como gerenciar a grande quantidade de informações e estímulos que recebemos ao mesmo tempo, por diversos meios, diariamente.


O que é mindfulness


O termo mindfulness é traduzido do inglês como “atenção plena” ou “consciência plena”.


De acordo com a revista Superinteressante, mindfulness é uma tradição asiática adaptada para o Ocidente, com origem entre os budistas. Ela chegou na medicina e na psicologia comportamental, com o objetivo principal de redução de estresse.


Esse tipo de meditação tem um significado ainda maior se pensarmos que a falta de atenção no momento presente é algo constante na nossa rotina. De maneira contínua, a gente se pega avoada, sem saber exatamente o que íamos fazer. Isso porque recebemos informações e sensações a todo momento e nem sempre conseguimos processá-las em uma velocidade adequada.


Para os pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), mindfulness é um conjunto de práticas para desenvolver a capacidade de estar presente no momento. Essa presença se dá de forma intencionalmente consciente de pensamentos, emoções, ambiente, corpo e sentidos.



Como praticar mindfulness


A prática de mindfulness consiste em treinar a mente através de um foco consciente, seja na respiração, em uma sensação corporal ou em um som. A meditação ajuda na clareza da mente a perceber criando conexões reais com o momento presente.


Os benefícios da prática da meditação são aumento da concentração, produtividade, resistência, além da capacidade de reagir habilmente a situações estressantes. A meditação também é eficaz para diminuir a depressão e a dor física, bem como melhorar o condicionamento emocional.


Estudos mostram, ainda, os benefícios do mindfulness para uma diversas doenças físicas e mentais, incluindo síndrome do intestino irritável, fibromialgia, psoríase, ansiedade, depressão, entre outros.



Dicas de como aplicar mindfulness no dia a dia


Além da meditação, é possível utilizar durante todo o dia diversos outros exercícios que visem obter o mindfulness para o desenvolvimento de nossos demais sentidos.


Aqui compartilho com você algumas práticas simples para o dia a dia:


  1. Inspire e expire. Preste atenção na sua respiração de forma consciente e perceba com o ar entra e sai do seu pulmão ou nariz.

  2. Exercite a capacidade de ouvir sem julgamentos. Escute os sons ao seu redor, incluindo o som da sua respiração.

  3. Note como você anda. Durante essa atividade tão rotineira e automática nem percebemos nossas pisadas, passadas de pernas e balançar dos braços.


Algumas atitudes podem ser aplicadas no trabalho: